sábado, 4 de maio de 2013

Projeto "Pensar e Agir" / Project "Think before doing something"

 
      Nas nossas escolas deparamo-nos, cada vez mais, com a dificuldade que as nossas crianças têm em resolver os seus problemas com os colegas e mesmo com os adultos sem ser com o recurso à violência verbal ou mesmo física. O controle das suas emoções é algo que não têm desenvolvido.
        Perante esta situação, no mês de janeiro, durante uma viagem de autocarro a Lisboa, eu e a minha colega, Luísa Vasconcelos, conversávamos precisamente sobre este problema que é cada vez mais recorrente. Chagadas ao Oriente, encontrámos lá uma feira do livro e encontrámos um livro com atividades que ajudam a trabalhar as emoções nas crianças a partir dos 8 anos, precisamente a faixa etária com a qual estamos a trabalhar, Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional.
 
         Esta questão da inteligência emocional é muito debatida, uns defendem, outros não acreditam, mas ninguém pode negar, explorando o livro, que as atividades lá propostas são ótimas para desenvolver e trabalhar as emoções com as nossas crianças. Até para nós, adultos, há situações lá que se aplicariam perfeitamente, nomeadamente a tarefa do "semáforo" que falarei mais à frente.
 
        Na viagem de regresso, já com o livro na mão, começamos a selecionar as páginas a trabalhar e elaboramos o nosso projeto "Pensar e Agir" para trabalhar com os nossos alunos (3º e 4º anos).     
         O projeto tem sido bastante interessante e obtido alguns resultados bastante surpreendentes. Já no colégio, em conversa com a nossa psicóloga, Mónica Freire, ela mostrou-se bastante interessada no projeto e sugeriu mais um livro para nos ajudar a trabalhar: Sentimentos e emoções ilustrados. Estas duas obras recomendamos para quem queira realizar um projeto semelhante nas suas escolas. É certo que, como todos os projetos, não produz efeitos em todas as crianças, mas notam-se melhoras nos seus relacionamentos bastante significativas.
 
          Para explicar o projeto, nada como o testemunho de um aluno. Como tal pedi, na semana passada, que os alunos escrevessem um texto a descrever o projeto e selecionei um para colocar nesta publicação.
 
          A redação deste texto, também tinha como objetivo incentivar os alunos a melhorar a sua escrita, tentando utilizar os diferentes conetores frásicos que já lhes tinham sido apresentados. Como tal, é um projeto pluridisciplinar, podemos alargá-lo às diferentes áreas.
 
            Não hesitem em criar projetos deste género nas escolas, pois é benéfico para todos os que se encontram envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, para além de que, estaremos a preparar homenzinhos e mulherzinhas do amanhã, capazes de lidar com as diferentes situações so dia-a-dia.
 
Ana Arada
 
Projeto Pensar e agir


                No mês de janeiro, as professoras do 3º e 4º anos pensaram em construir uma nova atividade, o projeto Pensar e agir.

 
         Primeiro começamos por aprender o “semáforo”. Ele serve para quando nós estivermos a brincar, evitarmos zangar com os colegas e andar à luta. O “semáforo” tem três cores. A primeira cor é vermelha e diz sempre que devemos parar quando estamos zangados. Depois vem a cor amarela, ela serve para depois de parar, respirar fundo e acalmar. Por fim, temos a cor verde, ela serve para depois de respirarmos fundo, explicarmos o problema e dizer como nos sentimos.
                Entretanto, aprendemos a identificar os “defeitos e qualidades”. Construímos uma tabela onde dizia os aspetos positivos e os aspetos a melhorar sobre nós, colegas, professores, amigos, etc.
                Depois desenhamos e escrevemos os nossos dons, eu escrevi que o meu dom é dançar.
                Depois aprendemos o que são “palavras emocionais”. Nas “palavras emocionais” escrevemos: tristeza, alegria, amor, surpresa, irritação, vergonha e medo. À frente dessas palavras pintámos, a lápis de cor, a cor que achávamos que pertenciam a essa palavra. Depois associamos essas palavras a situações diversas.
                Em seguida, escrevemos “palavras emocionais” e desenhámo-las como nós achávamos que eram essas palavras. Logo depois escrevemos frases e dissemos se eram tristes, alegres, etc.
                Seguidamente, a nossa professora deu-nos uma tabela para nós colarmos no caderno “Pensar e Agir” e nessa tabela tinham lá alguns números com qualidades e umas frases a explicar as qualidades e nós tínhamos que relacionar os números com as frases. O objetivo era compreender que acções estavam associadas às qualidades apresentadas. 
                Depois, escrevemos “As qualidades que os nossos colegas encontram em nós”. A professora pediu que fossemos um a um para ela nos colar um papel atrás das costas e escrevemos todos as qualidades que encontrávamos nos nossos colegas. A mim escreveram que eu era: afectuosa, boa, amável, carinhosa, generosa e nobre. Depois de vermos o nosso papel, colámo-lo no nosso caderno “Pensar e Agir”.
              Todos os dias escrevemos “boas acções” que observamos os nossos colegas fazer e registámo-las em papeizinhos, que colocámos n’ “A caixa das boas acções”. No final da semana, um menino lê as boas ações e, quem praticou essa boa ação cola-a no seu caderno.
                Por fim, começamos a reflectir no nosso caderno “Pensar e Agir” sobre as nossas atitudes negativas e como devemos corrigi-las e também reflectimos no final de cada semana, como correu essa semana.
                Estamos a gostar muito deste projeto, pois ajuda-nos a crescer e a relacionarmo-nos melhor uns com os outros.
  Bárbara Faria, 3º ano
 
 
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------
         In our schools we are faced increasingly with the difficulty that our children have to solve their problems with his friends and with adults without the use of verbal or even physical agretions. The control of theis emotions is something we have not developed.
        Faced with this situation, in January, during a bus trip to Lisbon, me and my colleague Luisa Vasconcelos, talked about precisely this problem that is increasingly recurringQuem we arive to the Oriente station, we found there a book fair and found a book with activities that help work the emotions in children as young as eight years old, precisely the age group with which we work, Atividades para o desenvolvimento da inteligência emocional.
          This issue of emotional intelligence is much debated, some argue, others do not believe, but no one can deny, exploring the book, that the activities proposed are great and work to develop the emotions in our children. Even for us adults, there are some situations that would apply perfectly, including the task of "Light" that I will speak later.
         On the return trip, with the book in hand, we started to select the pages to work and prepare our project "Think before doing something" to work with our students (3rd and 4th grade).
        The project has been quite interesting and got some pretty amazing results. Already in college, in conversation with our psychologist, Monica Freire, who showed to be very interested in the project, suggested another book to help us work: Feelings Sentimentos e emoções ilustrados. These two works we recommended for those who wish to undertake a similar project in their schools. Admittedly, like all projects, we don't feel effects in all children, but are noticeable improvements in their relationships quite significant.


           To explain the project, nothing like the testimony of a student. I asked last week, to students write a text describing the project and I've selected a one for this publication.

           The writing of this text, also aimed to encourage students to improve their writing, trying to use different connectors in the sentences that we had already worked in Portuguese lessons. As such, it is a multidisciplinary project, we can extend it to different areas.
             Feel free to create projects of this kind in your schools, it is beneficial to all who are involved in the teaching-learning process, apart from that, we will prepare and little mens and women of tomorrow, capable of dealing with different situations of everyday.
Ana Arada

Project "Think before doing something"

      In January, the teachers of the 3rd and 4th grade thought of building a new activity, the project "Thinking before doing something".
       First we started by learning the "traffic". It used to, when we're playing, avoid get angry with colleagues and fight with each other. The "traffic" has three colors. The first color is red and says we must always stop when we are angry. Then comes the color yellow, it serves to stop, take a deep breath and calm down. Finally, we have the color green, it serves to breathe and explain the problem and say how we feel.

       
After that, we learn to identify "defects and qualities." We c
onstructed a table where it said the positive aspects and aspects to improve upon us, colleagues, teachers, friends, etc...
Then we draw and write our gifts, I wrote that my gift is dancing.

      
After we learned what are "emotional words". In the "emotional words" we wrote: sadness, joy, love, surprise, anger, shame and fear. Ahead of these words we painted, with color pencil, the color that we thought belonged to that word.
Then associate those words to different situations.

          After that, we
 write "emotional words" and draw them as we thought those words were. 
In the end we written sentences and said if it was sad, happy, etc..

         
Then, our teacher gave us a table for us in the to paste in the notebook "Pensar e Agir" and in that table there were some qualities with numbers and phrases to explain the qualities and we had to relate the numbers with the phrases.
The aim was to understand which actions were associated with qualities presented.

        Then we wrote "The qualities that our colleagues see in us." The teacher asked us to go one by one  next to her and she put a papper behind our back and we wrote all the qualities that we see in our colleagues. They wrote to me that I was, affectionate, good, kind, loving, generous and noble. After seeing our qualities we paste them it in our book "Pensar e Agir."
       Every day we write "good deeds" that we see our colleagues to do and write them on pieces of paper that we put in "The box of good deeds." At the end of the week, a student reads the good deeds, and those who practiced this good deed paste it in its notebook.

       Finally, we begin to reflect on our book "Pensar e Agir" about our negative attitudes and how to fix them and also reflect in the end of each week, how it was that week.

       We are really enjoying this project because it helps us to grow and have better relationships  with each other.
Bárbara Faria, 3rd grade




Sem comentários:

Enviar um comentário